CARDÁPIO DO BEM

OS ALIMENTOS FUNCIONAIS AJUDAM A COMBATER DOENÇAS E TRAZER BEM ESTAR AO ORGANISMO


Há alguns anos, os cientistas estudam o poder que certos alimentos denominados funcionais, teriam em trazer benefícios ao organismo. Basicamente, eles colaborariam para fortalecer e melhorar o metabolismo, auxiliando no combate a diferentes doenças.

Para o Ministério da Saúde, funcional é aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutritivas básicas, quando consumido como parte da dieta usual, produza efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos à saúde, devendo ser seguro para consumo sem supervisão médica.

Estes alimentos só garantem boa saúde quando fazem parte de uma dieta balanceada, que inclui frutas, vegetais, grãos e legumes. Assim, como qualquer outro alimento, o consumo dos funcionais não está liberado. É preciso moderação.


ALGUNS TIPOS DE ALIMENTOS FUNCIONAIS


ABACATE: Combate a ação do cortisol, hormônio que favorece o acúmulo de gordura no abdômen, atiça a fome e a vontade de comer doce. É rico em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a emagrecer.


CASTANHA DO PARÁ: Tem alto teor de selênio, o que aumenta a disposição e evita que o organismo sofra com os efeitos dos radicais livres produzidos em situações estressantes, além de evitar oscilações de peso.


FRUTAS VERMELHAS: Ajudam a reduzir o colesterol e a aumentar a imunidade do organismo.


GÉRMEN DE TRIGO: O cromo presente no gérmen facilita o metabolismo do carboidrato. Com isso, reduz a vontade de comer doces e alimentos ricos em gordura.


IOGURTE: O cálcio presente no iogurte se liga à gordura ingerida, formando uma substância que não é absorvida pelo organismo.


MAÇA: A pectina, presente na casca, transforma-se em uma espécie de gel ao chegar ao estômago e envolve parte da gordura ingerida, que é eliminada sem ser absorvida pelo organismo. Contém também potássio, que ajuda a combater o inchaço provocado pelo excesso de sal.


SALMÃO: Estudiosos garantem que o Ômega 3, presente em grandes quantidades no peixe, ajuda a queimar as calorias antes que sejam armazenadas no organismo.


SHITAKE: Possui tanta proteína quanto a carne vermelha e alto teor de fibras. O sabor intenso aciona o sistema nervoso central mandando mensagem de saciedade.


LINHAÇA: Considerada também um alimento funcional, a semente de linhaça contém em sua composição gordura, fibras, proteína e carboidratos. Um detalhe importante é que essa gordura apresenta boa quantidade de ácidos graxos (ômega 3 e 6), que combatem a obstrução das artérias, impedindo as doenças vasculares. Também é rica em vitaminas A, B1, B6, E e minerais essenciais ao funcionamento do organismo, como magnésio, potássio, zinco, cálcio e ferro. Para aproveitar todos os benefícios da linhaça, a semente deve ser triturada no liquidificador e misturada com iogurtes, sladas e sucos. A quantidade recomendad é de, no máximo, 3 colheres ao dia. Não se deve exagerar no consumo já que a linhaça é bastante calórica.


Fonte: Revista Feetness - edição 12


FALE COM O FISIOTERAPEUTA: fisio.marcelo@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário